Nesta quarta-feira, dia 27, a partir de 12h (horário de Brasília), será realizada a cerimônia oficial de passagem da chama Olímpica ao Comitê Rio 2016. A data também marca 100 dias para os Jogos. O Estádio do Panathinaikos, sede dos Jogos Olímpicos de 1896 e também de 2004, será o palco da festa. Após a cerimônia, o estádio ganhará as cores verde e amarelo. A homenagem marca o início da temporada Olímpica sob a responsabilidade do Brasil.
Cronograma da cerimônia
17:50 - Entrada da Banda Filarmónica do Município de Atenas
Entrada da Guarda Presidencial
18.00 - Chegada do Presidente da Grécia, o Sr. Prokopios Pavlopoulos
- Entrada das bandeiras de Grécia e Brasil
- Hino Nacional do Brasil
- Hino Nacional da Grécia
- Entrada da Alta Sacerdotisa e as Sacerdotisas
18.10 - Entrada da chama Olímpica - Revezamento da Tocha Olímpica dentro do Estádio
- Acendimento da pira Olímpica
- Hino Olímpico
18:20 - Coreografia realizada pelas sacerdotisas
- Discurso do Presidente do Comitê Olímpico Helênico, Sr. Spyros Capralos
- Discurso do Presidente da "Rio 2016" Comité Organizador, Carlos Nuzman
18:31 – Acendimento da tocha pela Alta Sacerdotisa
- Entrega da tocha ao Presidente HOC, o Sr. Spyros Capralos pela Alta Sacerdotisa
- Entrega da chama Olímpica ao Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman pelo Presidente HOC, o Sr. Spyros Capralos
- Partida da chama Olímpica
18:45 - Partida do Presidente da Grécia, o Sr. Prokopios Pavlopoulos
- Final da cerimónia
Abertura do programa de celebrações com Sakis Rouvas, a Banda Filarmónica do Município de Atenas, Coro de Crianças HOA, um segmento brasileiro e a companhia de dança "Bacantes"
19:15 - Encerramento do programa de comemorações
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
Comitê Rio 2016 recebe a Chama Olímpica na Grécia |
Antes de chegar a Brasília, no dia 3 de maio, a chama Olímpica faz uma rápida passagem pela Suíça, país-sede das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional |
A 100 dias dos Jogos Rio 2016, a chama Olímpica está a caminho do Brasil. Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, no Estádio do Panatenaico, em Atenas, ela chegou, finalmente, às mãos de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Spyros Capralos, presidente do Comitê Helênico, entregou a Tocha Olímpica ao brasileiro. Em seguida, a chama Olímpica foi armazenada na lanterna de segurança que seguirá para o Brasil. Após a cerimônia, o estádio ganhou as cores verde e amarelo. A homenagem marca o início da temporada Olímpica sob a responsabilidade do Brasil.
"O Brasil está aguardando a chama Olímpica com alegria e paixão. Estaremos aí em breve. Quando chegarmos, vamos entregar a promessa de levar a experiência Olímpica a todos os cantos do país, que é bonito por natureza. Todas as capitais dos estados, mais de 300 cidades e 12 mil condutores unidos para transformar nossa nação e construir o futuro que sonhamos”, disse Carlos Arthur Nuzman.
Antes de chegar a Brasília, a chama Olímpica faz uma rápida passagem pela Suíça, país-sede das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional.
- O Estádio do Panatenaico, sede dos Jogos Olímpicos de 1896 e também de 2004, foi o palco da cerimônia de “handover” (ou passagem da chama), onde estavam presentes o presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do Comitê Helênico, Spyros Capralos.
- O protocolo começou com a entrada das bandeiras do Brasil e da Grécia. Um grupo de brasileiros, vestidos de verde-amarelo com bandeiras e adereços, chamava a atenção entre o público nas arquibancadas. Na sequência, o HOA Children´s Choir emocionou os presentes ao entoar os hinos dos dois países.
- A Tocha Olímpica entrou no Panatenaico nas mãos da alta sacerdotisa, a atriz Katerina Lehou.
- A cerimônia seguiu com a chegada dos últimos condutores do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no estádio, sendo a última condutora a vice-campeã mundial de remo Katerina Nikolaidou. Ela foi responsável por acender a pira montada para o evento. Em 2013, a remadora grega foi eleita a melhor atleta feminina da Grécia. Nikolaidou está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 ao lado de Sophia Asoumanaki.
- Uma coreografia especial foi executada pelas sacerdotisas ao som da Filarmônica Municipal de Atenas. Durante a apresentação, eles homenagearam o Brasil com acordes da canção Cidade Maravilhosa.
- A tocha Olímpica voltou a ser acesa, dessa vez pela sacerdotisa na pira. A tocha foi entregue ao presidente do Comitê Helênico, Spyros Capralos, que passou para as mãos do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Em seguida, a chama Olímpica foi armazenada na lanterna de segurança que seguirá para o Brasil.
- A chama passará a noite na embaixada do Brasil na Grécia, antes de ir para a Suíça, país-sede das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional.
- O Comitê Helênico preparou uma festa para encerrar a celebração misturando as culturas grega e brasileira. Dançarinos apresentaram o zorba, ritmo grego considerado uma dança folclórica. A brasilidade ficou por conta da banda Quilombo, que levou uma roda de capoeira e muito ritmo para dentro do estádio Panatenaico. O set terminou com um pocket show do cantor grego Sakis Rouvas.
- O público que esteve no estádio Panatenaico assistiu também uma apresentação surpresa preparada pelo Comitê Rio 2016. Sob o comando de Carla Camurati, diretora do Programa de Cultura, o artista Geraldo Junior e as bandas Barracão da Poti e Caramuela fizeram juntos uma apresentação.
- “Levamos um recorte diferente, do Reizado, do forró, quisemos apresentar um Rio distinto, fora dos padrões e do óbvio. É uma sonoridade com samba, mas mostrando também a riqueza cultural do Brasil”, explicou Carla.
Declaração de Carlos Arthur Nuzman – leia aqui o discurso completo
“O Rio está pronto para fazer história. Como vocês sabem, o Brasil é uma nação muito grande e bonita. Mas também representamos aqui a população de todas as nações da América do Sul: mais de 450 milhões de pessoas. Os Jogos Rio 2016 traçam uma nova fronteira no Movimento Olímpico. Os primeiros Jogos no lado sul das Américas convidam todas as nações, especialmente as da África, do sul da Ásia e dos jovens países, que vivam o sonho Olímpico. Os Jogos Olímpicos pertencem a todas as pessoas, a todos os países, a toda a humanidade. Estamos cumprindo a promessa de dar a milhões de pessoas a chance de ser parte da história”.
|
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
A 100 DIAS DOS JOGOS, RIO 2016 RECEBE HOJE A
CHAMA OLÍMPICA EM ATENAS (GRÉCIA) |
Depois de percorrer a Grécia durante seis dias, o Revezamento da Tocha Olímpica chega a Atenas. Nesta quarta-feira, dia 27, a partir de 11h (horário de Brasília), será realizada a cerimônia oficial de passagem da chama Olímpica ao Comitê Rio 2016. A data também marca 100 dias para os Jogos. O Estádio do Panathinaikos, sede dos Jogos Olímpicos de 1896 e também de 2004, será o palco da festa. |
- A cerimônia poderá ser acompanhada, ao vivo, no canal do Comitê Olímpico Internacional no Youtube e no site do Comitê Helênico.
- Estão confirmadas as participações do presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do Comitê Helênico, Spyros Capralos.
- O Revezamento da Tocha Olímpica em solo grego esteve em mais de 30 cidades, em uma rota de 2.000 quilômetros que começou em Olímpia dia 21 de abril com o acendimento da chama Olímpica e terminou em Atenas.
- A cerimônia de ‘handover’ (ou passagem da chama) é realizada pelo Comitê Helênico e terá uma programação especial.
- O popstar grego Sakis Rouvas, a Orquestra Filarmônica de Atenas e a companhia de dança The Bacchae estão entre as atrações do espetáculo. O Comitê Rio 2016 foi convidado a dar um toque de brasilidade e fará uma surpresa.
- A chama Olímpica seguirá para uma parada na Suíça, país-sede das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional. Em 2 de maio, a chama embarca para Brasília, capital federal e ponto de partida da viagem que passará por 327 cidades brasileiras rumo à cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016.
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 tem patrocínio de Coca-Cola, Nissan e Bradesco.
|
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
|
|
|
|
|
Rio/Brasil! 2016 . " BRASIL, BRASIL, BRASIL, BRASIL, BRASIL, BRASIL... "
ResponderExcluir