Jornalista/Repórter. Rubenn Dean Paul Alws " Petrópolis, Rio de Janeiro " Brasil!
Minha Opinião:Existe um slog rodando por aí. " Estamos em crise " não existe ou nunca existiu corrupção por ambas as partes; Os Políticos e Empresários, estão de boa, nem aí para os passageiros/usuários, que se dane os trabalhadores, vamos empurrando com a barriga mais uma cena de novella. " Triste né! "
Mais empresas de ônibus do Rio podem fechar.
Afundadas em dívidas trabalhistas, nove empresas do Rio de Janeiro correm sérios riscos de fechar.
A situação de empresas de ônibus do Rio de Janeiro é preocupante. Na manhã de ontem houve paralisação na Viação Vigário Geral, motivada por atrasos salariais. A greve afetou o serviço em oito linhas de ônibus, mas é muito maior que isso: aponta a mais grave crise que o setor de transporte já enfrentou na cidade do Rio.
O motivo são as dívidas trabalhistas, que afetam mais fortemente nove empresas, dentre as quais a Vigário Geral. No começo de abril o Sintraturb – sindicato dos Motoristas e Cobradores do município ajuizou ações para cobrar salários atrasados e outras obrigações de 9 das 37 empresas que prestam serviço no Rio de Janeiro.
As ações foram movidas na Justiça do Trabalho, e incluem as seguintes empresas: Pégaso, Santa Maria, Litoral Rio, América, Madureira Candelária, São Silvestre, Vila Isabel, Estrela Azul e Vigário Geral ( essa empresa é mais uma do Grupo Breda Rio, que no município só desse grupo fechou umas 08 empresas deixando aí inúmeros funcionários desempregados ( Auto Diesel, Oeste, Andorinha- Rio, Rio Rotas, Algarve, City-Rio, Breda Rio...), fora esse Grupo, tem outras empresas ex: Oriental, Ocidental, Santa Sofia, Amigos Unidos e Bangu ... Lembrando que na sua maioria as empresas que fecharam as portas eram da zona oeste, mas para maquiar a situação as outras empresas incorporava as linhas uma das outras aí virou uma bagunça só; O Prefeito Celebridade Sr. Eduardo Pães, criou o sistema de consorcio para beneficiar um só empresário ou um só Grupo que infelizmente domina tudo no Município do Rio de Janeiro, só pra lembrar que estamos falando somente do Município; O Estado do Rio de Janeiro inteiro está com problemas no mundo do transporte de passageiros. Todos ganharam muito dinheiro ( Incluindo os Políticos ) esses empresários financiaram muitas campanhas eleitoreiras, em outras palavras " troca de favores ", estão todos nas mãos desses Sres: ( Políticos e Empresários donos de empresas de Ônibus ) que infelizmente ditam as regras, mas quem realmente paga as contas sempre foi é será os passageiros/usuários e os trabalhadores que são milhões desempregados. Esses são os problemas que estamos visualizando nos dias de hoje e ninguém faz nada para resolver. " Estamos em crise ". Juntas, essas empresas atuam em 155 linhas e serviços da cidade, e empregam cerca de cinco mil funcionários.Com a forte possibilidade de novas paralisações, como alerta o presidente do Sintraturb, Sebastião José, milhares de cariocas serão diretamente afetados. A Vigário Geral, por exemplo, transporta 51.500 passageiros por dia, com a maioria das linhas ligando as zonas Norte e Sul.
Rio ônibus
O Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, ressalta que dois fatores estão prejudicando o setor de transportes por ônibus no Rio de Janeiro. A crise econômica, agravada pela falta de reajuste na tarifa, prejudica diretamente com a redução de passageiros, situação agravada pela alta do desemprego. O segundo motivo é o não cumprimento do contrato de concessão, de 2010, “já que não houve a reposição de custos assumidos ao longo de 2016”, afirma a entidade em nota à imprensa.
A Secretaria Municipal de Transportes municipal responde que os consórcios têm “obrigação contratual de manter o serviço de forma regular, adequado e contínuo, com frota reservada para atuar em situações de paralisações, sob pena de receber sanções e de sofrer intervenção do município”. E o secretário Fernando Mac Dowell mantém-se irredutível quanto a aumentar a tarifa.
EMPRESAS DE ÔNIBUS QUE JÁ FECHARAM NO RIO DE JANEIRO:
2016:
– Auto Viação Bangu (Consórcio Santa Cruz)
– Algarve (Consórcio Santa Cruz)
2015
– Translitorânea (Consórcio Intersul)
– Rio Rotas (Consórcio Santa Cruz)
– Andorinha (Consórcio Santa Cruz)
– Via Rio (Consórcio Internorte)
Jornalista/Repórter. Rubenn Dean Paul Alws " Petrópolis, Rio de Janeiro " Brasil!
ResponderExcluirMinha Opinião:Existe um slog rodando por aí. " Estamos em crise " não existe ou nunca existiu corrupção por ambas as partes; Os Políticos e Empresários, estão de boa, nem aí para os passageiros/usuários, que se dane os trabalhadores, vamos empurrando com a barriga mais uma cena de novella. " Triste né! " Mais empresas de ônibus do Rio podem fechar.