Jornalista/Repórter. Rubenn Dean Paul Alws. " Rio de Janeiro " Brasil! Drt. 33689-1rj.
PLENÁRIO ABERTO AO PÚBLICO PARA ENCENAR HISTÓRIA DO PALÁCIO TIRADENTES.
Espetáculo Tiradentes, um Palácio de Histórias terá entrada gratuita, nesta sexta (6) e sábado (7)
No dia do aniversário de 90 anos do Palácio Tiradentes, nesta sexta-feira (06/05), a história do prédio, de seus personagens e da própria democracia brasileira entram em cena no histórico plenário Barbosa Lima Sobrinho, que estará de portas abertas ao público. A peça Tiradentes, um Palácio de Histórias, escrita e estrelada pelo historiador Milton Teixeira, acompanhado do grupo teatral Corsário Carioca, apresenta detalhes e curiosidades, com figuras históricas que passaram pelo Palácio.
Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes foi inaugurado em 1926 para abrigar a Câmara dos Deputados, que ficou ali até Brasilia virar capital, em 1960. Antes, funcionou no terreno a Cadeia Velha, inaugurada em 1640, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes ficou preso por três anos até ser executado, em 21 de abril de 1792.
“A ideia é contar a história não de forma fria como se pode ler nos livros, mas com vida, no próprio palácio de concreto, tijolo e massa onde ela aconteceu. A encenação procura colocar um embate entre três tendências políticas - centro, direita e esquerda - com referências aos dias atuais”, explicou Milton, que será o narrador da história, no papel de um funcionário testemunha ocular dessas nove décadas.
Tiradentes, claro é um dos destaques da peça. O inconfidente mineiro aparece em cena como realmente era: sem barba e de cabelo curto, diferentemente da imagem semelhante a Jesus Cristo pela qual ficou conhecido. A peça mostra sua história e o conflito com seu delator, Joaquim Silvério dos Reis, que depois ganhou terras e virou barão.
O intérprete de Tiradentes é o jovem Bruno Senra. “Tiradentes é um personagem muito interessante, precursor de mudanças no Brasil, pois foi a partir dele se deu o processo de independência do país. Por isso, se tornou praticamente beatizado pela nossa cultura ”, afirmou Senra.
Em 45 minutos, a apresentação percorre também as trajetórias de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Carlos Lacerda e da primeira deputada mulher do Brasil, Carlota Pereira de Queirós. Para Milton Teixeira, é uma oportunidade de conscientização. “Estamos em um momento em que precisamos esquecer diferenças e nos unir para pensar um Brasil melhor. Esse foi o objetivo desta Casa 90 anos atrás e continua sendo até hoje. Esses personagens históricos podem nos ensinar algumas lições”, declarou o historiador.
A peça será encenada nesta sexta, aniversário do Palácio, às 19h, e também no sábado (07/05), às 15h. A entrada é franca e o plenário tem capacidade para 450 pessoas. Recomenda-se chegar uma hora antes para a retirada de senha na porta. A TV Alerj fará transmissão ao vivo e também pela internet, no canal youtube.com/AlerjTV
PALÁCIO TIRADENTES
Rua Primeiro de março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090 Telefone +55 (21) 2588-1000 Fax +55 (21) 2588-1516
PALÁCIO TIRADENTES
PALÁCIO TIRADENTES
ResponderExcluirRua Primeiro de março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090 Telefone +55 (21) 2588-1000 Fax +55 (21) 2588-1516