domingo, 15 de novembro de 2015

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj. Esse cara realmente é uma celebridade, Sr. Prefeito Eduardo Pães " Rio de Janeiro "

Pereira Passos, Carlos Lacerda e Eduardo Paes: obras para a história do Rio

Os três mandatários imprimiram suas marcas como poucos nos 450 anos da cidade.


Comparação justa e digna, independente dos problemas...

Esse cara realmente é uma celebridade, Sr. Prefeito Eduardo Pães " Rio de Janeiro "
Eduardo Paes, Carlos Lacerda e Pereira Passos têm mais em comum do que o fato d




e atuarem como mandatários no Rio de Janeiro. Os três imprimiram suas marcas na cidade como poucos, tocando obras e promovendo mudanças que ficaram e ficarão na história da cidade.
Assim como aconteceu no longínquo início do século XX, quando Pereira Passos estava à frente do comando do Rio de Janeiro, na época capital do país, as obras estão espalhadas pela cidade. Durante a gestão Passos, o Rio ganhou monumentos dos quais até hoje os cariocas se orgulham, como é o caso do Theatro Municipal, da Biblioteca Municipal e do Museu Nacional de Belas Artes.
Em questão de mobilidade pública, Pereira Passos foi o responsável pela construção da Avenida Rio Branco, da Avenida Beira Mar e da Avenida Maracanã, vias que até os dias atuais são algumas das principais avenidas do município.
O governador do antigo estado da Guanabara, Carlos Lacerda, também teve seu mandato marcado pelas grandes obras. A principal delas, sem dúvida, foi a estação de tratamento de água de Guandu, até hoje a maior do país. Foi Lacerda também o responsável pela construção dos túneis Rebouças e Santa Bárbara, que facilitou o acesso aos bairros das Zonas Norte e Sul do Rio.
Além dos túneis, Lacerda finalizou as obras de construção e urbanização do Aterro do Flamengo, na Zona Sul. O governo de Lacerda ficou marcado também pelas muitas remoções de famílias das favelas da Zona Sul e da região do Maracanã. Criou o Parque da Catacumba e os conjuntos habitacionais da Cidade de Deus e da Vila Kennedy.
O atual prefeito, Eduardo Paes, foi um dos que mais realizaram obras pela cidade. Talvez o fato de a cidade receber uma Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos durante seus dois mandatos possa ter colaborado para tanto investimento. 
O segundo mandato de Paes começou com investimentos na recuperação do calçamento das avenidas da cidade. As avenidas Ayrton Senna, Brasil, Cesário de Melo, Delfim Moreira, Dom Hélder Câmara, Francisco Bicalho, Presidente João Goulart e Vieira Souto foram recuperadas.
Em 2011, Eduardo Paes iniciou as obras de adaptação da cidade para receber os eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, com a implantação de novos corredores viários como a TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil e o VLT.
É responsável pela revitalização da Zona Portuária, que começou com a demolição do Elevado da Perimetral. Foi Eduardo Paes também que criou o Parque Madureira e realizou a implantação dos BRTs na Zona Oeste, e a revitalização da Praça Mauá, na Zona Portuária.
Entre suas principais obras ainda estão Parque Madureira, Museu de Arte do Rio, Parque dos Atletas, Túnel da Grota Funda, Mergulhão Clara Nunes, Naves do Conhecimento, Arenas Cariocas, Academias da Terceira Idade, 130 novos quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. 
No história da cidade que completa 450 anos, os capítulos destes três mandatários não estarão apenas nos livros, mas principalmente na vida dos cariocas.

Um comentário:

  1. Jornalista/Repórter. Rubenn Dean rj.
    Comparação justa e digna, independente dos problemas...
    Esse cara realmente é uma celebridade, Sr. Prefeito Eduardo Pães " Rio de Janeiro "

    ResponderExcluir

Pages