Plano de mobilidade urbana será apresentado pela primeira vez ao público na Alerj.
Vem aí minha Biografia, Minha Vida & Minha História. Da lata do lixo para o mundo. Grande oportunidade que me foi dada por DEUS, na pessoa do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. " Rubenn Dean Paul Alws. Rio de Janeiro. Brasil.
" Journalist / Reporter. Rubenn Dean. Rj
www.rubenndeanjr.blogspot.com
... twitter @ rubenndeanpaulalw ... facebook. eddie murphy rubenn dean. email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "
Um plano para direcionar as políticas públicas do município do Rio de Janeiro para os próximos 10 anos na área de mobilidade: essa é a proposta do PMUS (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável), que será apresentado pela primeira vez ao público, pelo secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, na Alerj, em evento organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio. Também presente ao encontro, o secretário estadual de Transportes, Carlos Osório, irá apresentar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), que serve como base para o planejamento da mobilidade na Região Metropolitana do Estado do Rio.
"Nós temos 22 milhões de viagens por dia na Região Metropolitana, sendo 15 milhões delas por transporte público. O nosso desafio é fazer isso avançar. Para isso, o que orienta o nosso trabalho é o Plano Diretor de Transportes Urbanos da região metropolitana, que foi contratado pelo Banco Mundial e foi concluído agora", disse Carlos Osório, que fará a apresentação um dia após visita do Banco Mundial à secretaria para a aprovação do projeto, que inclui a expansão do BRT para a região metropolitana.
"Durante muitos anos, a cidade cresceu desordenadamente. Agora temos que encontrar soluções com o 'trem' andando. Temos de trabalhar para garantir um plano de mobilidade com soluções para os deslocamentos do dia a dia da população, para a economia, os serviços, sem que haja ruptura na infraestrutura que já possuímos", afirmou Rafael Picciani.
Para o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani, essa apresentação conjunta é de fundamental importância para que o Legislativo possa decidir sobre as mudanças que estão ocorrendo no estado. "Em novembro os secretários vieram à Casa falar sobre o BRT e agendamos essa apresentação, para que os parlamentares conheçam o que o estado e a prefeitura estão planejando e as mudanças já previstas", explica o presidente da ALERJ.
O PMUS está servindo como base para a criação de 11 eixos do BRT. As novas rotas que serão divulgadas no evento foram traçadas a partir de estudos de carregamento de passageiros, demanda de cada região e a necessidade de integração com outros modais. Ele também foi elaborado com a participação popular, que apontou sugestões de mobilidade distintas, entre elas o reordenamento do sistema de ônibus da cidade e execução de projetos aquáticos. Das 400 propostas apresentadas pela população, 20 foram selecionadas pelos conselhos curadores. "Precisamos dar sequência e moldar os próximos anos. Esse plano está sendo elaborado sob a ótica da sociedade carioca, com participação popular, daqueles que tomam iniciativa para o bem e para o futuro da nossa cidade", ressaltou o secretário Rafael Picciani.
Estão sendo convidados a participar representantes das prefeituras e secretarias municipais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, as instituições que integram o Fórum, como Firjan, Fetranspor, Fetranscarga e ACRJ, dentre outras, bem como especialistas do setor de transportes. O evento ocorrerá no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, localizado no Palácio Tiradentes, das 10h às 13h. As inscrições podem ser feitas pelo email forumdesenvolvimentorj@gmail.com Mais informações (21)2588-1145.
Sobre o PMUS:
A prioridade do PMUS é a identificação de novos projetos de transporte público que precisam ser detalhados para complementar a rede estrutural em construção, a qual já contemplará em 2016, entre 50% e 60% da população a uma distância de caminhada de uma estação de transporte público. Além disso, o plano orientará diretrizes de expansão cicloviária, melhoria do deslocamento de pedestres e de expansão urbana. Após ser finalizado, um Projeto de Lei sobre o plano será desenvolvido, a partir de janeiro de 2016, para apreciação na Câmara de Vereadores. Posteriormente, o conteúdo aprovado irá para o Ministério das Cidades.
Sobre o PDTU:
O PDTU é um estudo criterioso e detalhado que delineia um sistema de transporte para a promoção de uma melhor qualidade de vida da população. A secretaria estadual de transportes está realizando a Atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, originalmente elaborado pela SETRANS no período 2003/2005 e tem como objetivo subsidiar o Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas setoriais orientando, não só as ações executivas relativas aos investimentos em infraestrutura viária e sistemas de transporte coletivo como metrô, trens, barcas, terminais de integração etc., como, também, definir modelos operacionais e tarifários que possibilitem otimizar o uso das redes de transporte disponíveis.
Serviço:
Apresentação dos planos estadual (PDTU) e municipal (PMUS) de mobilidade urbana
Data: .........../12/2015
Horário: .................................
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho - Palácio Tiradentes - R. Primeiro de Março, s/n.
Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj . " Plano de mobilidade urbana será apresentado pela primeira vez ao público na Alerj. "
ResponderExcluir