ATLETAS HISTÓRICOS DO VALE TUDO SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE
Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
" Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter@rubenndeanpaulalw... facebook. eddie rubenn dean murphy . email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "
Alguns dos principais mestres das artes marciais mistas (MMA) no Brasil se reuniram em comemoração ao Dia Estadual do Vale Tudo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (01/10) no Auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo ao Palácio Tiradentes. A data celebra o nascimento do mestre Hélio Gracie (1913-2009), criador do Brazilian Jiu-Jitsu (BBJ) e patriarca da família Gracie. Além do tributo ao lutador, também houve a entrega da moção de congratulações e aplausos ao grande mestre 9º grau João Alberto Barreto, uma das figuras mais importantes do jiu-jitsu no Brasil e árbitro da primeira edição do Ultimate Fighting Championship (UFC).
Autor da Lei 7.053/2015, que institui o Dia do Vale Tudo no Estado, o deputado André Lazaroni (PMDB) salientou o espírito de vanguarda de Hélio Gracie em desenvolver um novo modelo de luta: “A família Gracie criou esse esporte. Foi o mestre Hélio quem trouxe o jiu-jitsu do Japão para o Brasil acrescentando regras específicas”. Aprendiz da arte marcial dos sete aos 24 anos, o parlamentar acredita que a data é um reconhecimento à história de vida do lutador: “A raiz do MMA é o vale tudo brasileiro, que deslanchou aqui no Rio de Janeiro. O vale tudo já está enraizado no gosto do brasileiro”.
Filho mais velho de Hélio Gracie e fundador do UFC, Rorion Gracie considerou a homenagem ao seu pai como histórica e defendeu que a prática do jiu-jitsu continue se expandindo. “O jiu-jitsu que a gente luta não é para brigar na rua, mas para lutarmos, primeiro, contra nós mesmos”, disse o lutador, que vive nos Estados Unidos e veio ao Brasil para o evento. Já o presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro (FJJERJ) e sobrinho do homenageado, Carlos Robson Gracie, lembrou do papel do Brasil na internacionalização do esporte: “Se você não colocar um brasileiro lutando em um programa de MMA internacional, ele não vai para frente”.
Outro homenageado da cerimônia, o mestre João Alberto Barreto afirmou que a data oficializa, no Estado do Rio, “o maior sistema de luta no planeta”: “Jovens atletas estão surgindo para dar continuidade àqueles que, hoje, estão se apresentando com grandes glórias no Brasil e no exterior. Um país precisa de heróis e precisamos criar heróis”. Também compareceram à solenidade outros filhos e netos de Hélio Gracie e o irmão de João Alberto Barreto, Álvaro Barreto.
Sobre Hélio Gracie
Hélio Gracie nasceu em Belém do Pará, 1 de outubro de 1913, e morreu em Petrópolis, em 29 de janeiro de 2009. Descendente distante de escoceses, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ele era apenas uma criança . Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o judô tradicional ensinado pelos seus irmãos. Observador, Hélio passou a acompanhar, dos 13 aos 16 anos, as aulas de Carlos. Aprendeu todas as técnicas e ensinamentos e aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força-extra que não possuía, criando assim o jiu-jitsu Brasileiro.
ATLETAS HISTÓRICOS DO VALE TUDO SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE
ResponderExcluirJornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
" Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter@rubenndeanpaulalw... facebook. eddie rubenn dean murphy . email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "