quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Minha Opinião: Jornalista Rubenn Dean. rj Esse é o único problema que temos no Brasil inteiro no transporte de massa ( ÔNIBUS ) O que atrapalha no meio de transporte hoje é o grande monopólio que cercam as empresas de ônibus no país: UM DONO SÓ PARA TODAS AS EMPRESAS. Não existe uma fiscalização por parte das nossas autoridades competentes, que infelizmente só dão maus exemplos aos cidadão de bem; Já da parte dos empresários donos de empresas de ônibus, "QUE HOJE UM SÓ MANDA EM TODAS" essas autoridades ganham investimentos grandiosos em todos os sentidos. Daí temos uma péssima qualidade nos transporte público, não existe controle, existe um cartel que domina o pedaço todo e fazem o que querem. Não existe qualidade nesse mundo dos transporte de massa. ( Ônibus ) ... Quem paga por essa péssima qualidade e o passageiro, paga muito caro para usar esse meio de transporte; " ÔNIBUS " Que só dá lucro para as nossas autoridades competente, que ganham muito para não fiscalizar ...

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj

Um em cada quatro brasileiros usa o





ônibus como principal meio de transporte.


Minha Opinião:
Jornalista Rubenn Dean. rj
Esse é o único problema que temos no Brasil inteiro no transporte de massa ( ÔNIBUS )
O que atrapalha no meio de transporte hoje é o grande monopólio que cercam as empresas de ônibus no país: UM DONO SÓ PARA TODAS AS EMPRESAS. Não existe uma fiscalização por parte das nossas autoridades competentes, que infelizmente só dão maus exemplos aos cidadão de bem; Já da parte dos empresários donos de empresas de ônibus, "QUE HOJE UM SÓ MANDA EM TODAS" essas autoridades ganham investimentos grandiosos em todos os sentidos. Daí temos uma péssima qualidade nos transporte público, não existe controle, existe um cartel que domina o pedaço todo e fazem  o que querem. Não existe qualidade nesse mundo dos transporte de massa. ( Ônibus )
... Quem paga por essa péssima qualidade e o passageiro, paga muito caro para usar esse meio de transporte; " ÔNIBUS " Que só dá lucro para as nossas autoridades competente, que ganham muito para não fiscalizar ...

Um em cada quatro brasileiros se desloca de ônibus para as atividades do cotidiano, como ir ao trabalho ou à escola. Os dados constam de um levantamento sobre transporte público encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo indica que, diariamente, um quarto dos brasileiros (25%) vai de ônibus para o trabalho ou para a escola. Os que fazem o percurso a pé somam 22%. Já o automóvel da família é o meio de locomoção adotado por 19% da população, seguido pelo uso de motocicletas (10%) e de ônibus ou van fretados (9%). Apenas 7% dos brasileiros se deslocam, no dia a dia, a pé (7%).
O Ibope, instituto contratado pela confederação, ouviu 2.002 pessoas, no ano passado, em 142 cidades, e constatou que o brasileiro está mais insatisfeito com as opções de transporte. O percentual de entrevistados que avaliou o transporte como ruim ou péssimo subiu de 26%, em 2011, para 32%, na última sondagem. Já a parcela de brasileiros que avaliou o setor como bom ou ótimo caiu de 39% há quatro anos, para 24%.
Trânsito
Entre os problemas apontados pelos usuários está o tempo gasto para se chegar aos destinos: há quatro anos, 26% das pessoas levavam mais de uma hora para chegar ao destino. O percentual passou para 31%. A maioria (74%) perde até uma hora no trânsito. Em 2011, esse percentual era 69%.
No caso dos brasileiros que levam mais de duas horas no trânsito, 22% estão nos ônibus ante 9% em carros. Já no percurso de até uma hora, 51% ocupam assentos de ônibus enquanto 76% estão em carros.
Em um recorte da pesquisa por gênero, as mulheres (28%) usam mais os ônibus do que os homens (19%) para deslocamentos diários. Elas também andam mais a pé do que eles: 26% dos pedestres são mulheres, ante 17% de homens. Quando o meio de transporte é a bicicleta, a proporção se inverte: 9% dos homens optam por pedalarem no dia a adia, ante 4% de ciclistas mulheres. O mesmo ocorre em relação à motocicleta (13% homens e 7% mulheres) e ao carro (23% homens e 16% mulheres).
A motocicleta é o meio preferido dos jovens enquanto o carro é apontado como ideal pelos mais velhos. No perfil de 16 a 24 anos, 17% disseram que usam a motocicleta, percentual que cai para 3% entre os que tem 55 anos ou mais. Já entre os que usam o carro, 10% estão entre os mais jovens e 21% entre os mais velhos.
Descolamento nas cidades
Entre a população com rendimento de até um salário mínimo, 39% seguem a pé para os seus destinos, 20% vão de ônibus e 3% de carro. Já entre os brasileiros com faixa de renda acima de cinco salários mínimos, quase a metade (48%) tem o carro como principal meio de locomoção, 16% usam ônibus e 12% caminham até seus destinos.
De acordo com o levantamento, quanto menor a cidade, maior o percentual de moradores que vai a pé para o trabalho ou escola. Em cidades menores, com até 20 mil habitantes, 44% dos entrevistados cumprem os trajetos a pé. Em municípios que têm entre 20 mil e 100 mil habitantes, o percentual cai para 31% e apenas 12% caminham em cidades com mais de 100 mil habitantes.
O levantamento detectou ainda que a maioria dos que segue a pé faz essa opção por ser a mais rápida, caso de 37% dos entrevistados. Quem escolhe a bicicleta (54%) aponta a agilidade do modal, mesmo motivo indicado pelos que optam por motocicleta (64%) e pelo carro (58%). Já 44% dos entrevistados que usam o ônibus disseram que este é o único meio de transporte disponível.
Ao perguntar aos usuários como melhorar o transporte público no país, a maioria (47%) sugere aumentar o número de linhas e corredores exclusivos de ônibus. Para 28%, o preço da tarifa deveria ser reduzido. Vinte e um porcento consideram que, para ser mais atrativo, o transporte deveria ser mais seguro, e a mesma parcela, defende investimento em conforto.

Um comentário:

  1. Minha Opinião:
    Jornalista Rubenn Dean. rj
    Esse é o único problema que temos no Brasil inteiro no transporte de massa ( ÔNIBUS )
    O que atrapalha no meio de transporte hoje é o grande monopólio que cercam as empresas de ônibus no país: UM DONO SÓ PARA TODAS AS EMPRESAS. Não existe uma fiscalização por parte das nossas autoridades competentes, que infelizmente só dão maus exemplos aos cidadão de bem; Já da parte dos empresários donos de empresas de ônibus, "QUE HOJE UM SÓ MANDA EM TODAS" essas autoridades ganham investimentos grandiosos em todos os sentidos. Daí temos uma péssima qualidade nos transporte público, não existe controle, existe um cartel que domina o pedaço todo e fazem o que querem. Não existe qualidade nesse mundo dos transporte de massa. ( Ônibus )
    ... Quem paga por essa péssima qualidade e o passageiro, paga muito caro para usar esse meio de transporte; " ÔNIBUS " Que só dá lucro para as nossas autoridades competente, que ganham muito para não fiscalizar ...

    ResponderExcluir

Pages