JORNALISTA/REPÓRTER. RUBENN DEAN. RJ
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUER MELHORIAS NO INSTITUTO POLITÉCNICO DA UFRJ
O Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Cabo Frio, na Região dos Lagos, quer ter o seu reconhecimento garantido pela universidade. Criado em 2008, em parceria com a prefeitura de Cabo Frio, para funcionar como uma escola de ensino médio técnico, o colégio só está podendo conceder diploma aos seus alunos devido a um convênio com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Além da falta de formalização, os professores residentes da unidade não recebem salário há seis meses e os alunos estão sem aulas há quatro meses. As informações foram passadas durante audiência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (28/10).
Segundo funcionários do instituto, em 2010 a prefeitura de Cabo Frio, que garantia recursos, espaço e professores, rompeu unilateralmente a parceria com a UFRJ. Para se manter, o Instituto Politécnico necessita de um convênio maior com o IFF, que ficaria responsável pela parte administrativa e financeira e ajudaria na gestão acadêmica. O presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), quer marcar uma reunião com o prefeito de Cabo Frio e os reitores da UFRJ e do IFF: "A institucionalização da escola é fundamental e os alunos têm o direito de concluírem o curso. Temos que usar o papel da Alerj como mediadora para convocar o mais rápido possível essa reunião entre os envolvidos".
O Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ, Walter Suemitsu, afirmou que o acordo com o IFF aconteceu em 2012, mas que nunca foi cumprido. "O convênio previa cursos consorciados e a formação de professores na perspectiva politécnica, mas essas medidas não se concretizaram. A ideia era que os alunos saíssem com o duplo diploma, da UFRJ e do IFF, mas a UFRJ também nunca reconheceu a instituição", disse Suemitsu.
Atualmente, o colégio conta 40 professores residentes e aproximadamente 160 estudantes. Segundo Vitor Bemvindo, professor do Instituto Politécnico, a situação ficou muito complicada depois que a prefeitura de Cabo Frio abandonou o projeto. "Nunca tivemos uma resposta clara do prefeito quanto aos motivos do rompimento do contrato. Na época, a UFRJ assumiu o compromisso de arcar sozinha com a escola, com o pagamento de bolsas ao corpo docente. Mas o atual reitor questionou se um programa com um caráter de extensão poderia pagar bolsa e, desde abril, os professores estão sem receber", explicou.
Também estiveram presentes à audiência os deputados Jânio Mendes (PDT), Tio Carlos (SDD), Dr. Julianelli (Rede), Zaqueu Teixeira e Waldeck Carneiro, ambos do PT, e Flavio Serafini, Paulo Ramos e Marcelo Freixo, ambos do PSol.
" Journalist / Reporter. Rubenn Dean. Rj
www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter @ rubenndeanpaulalw ... facebook. eddie murphy rubenn dean. email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "
www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter @ rubenndeanpaulalw ... facebook. eddie murphy rubenn dean. email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "
Matéria da Alerj. " " Journalist / Reporter. Rubenn Dean. Rj www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter @ rubenndeanpaulalw ... facebook. eddie murphy rubenn dean. email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "
ResponderExcluir