terça-feira, 6 de outubro de 2015

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj ALERJ INAUGURA MOSTRA DE RECICLAGEM COM PEÇAS DE COMPUTADORES ANTIGOS .

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj

ALERJ INAUGURA MOSTRA DE RECICLAGEM COM PEÇAS DE COMPUTADORES ANTIGOS 







Teclados, fios, placas de memórias e outras peças de computadores inutilizados deixaram de ir para o lixo para se tornarem obras de arte na exposição “Sentimentos do Rio – Um Rio de Transformações, Metarreciclagem”. O reaproveitamento de sucata tecnológica faz parte do trabalho artístico em exibição no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A mostra reúne cinco painéis e esculturas do artista plástico petropolitano Cocco Barçante em parceria com alunos e funcionários do Curso de Tecnologia da Informação e Comunicação no Laboratório de Metarreciclagem da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj-Rio). O artista também conta com a colaboração de artesãs dos municípios de Petrópolis, Itaperuna, Natividade, Rio das Ostras e Angra dos Reis, além das comunidades da Maré, Cidade de Deus, Rocinha e Santa Marta.
Segundo Barçante, a confecção das obras, que representam alguns pontos turísticos da cidade do Rio, partiu do convite da diretora da Faeterj, Lucimar Cunha, em 2013, com o objetivo de dar um novo destino aos resíduos dos computadores da universidade. “Meu processo de criação sempre esteve ligado à reutilização de materiais. O projeto trata de sustentabilidade, e aqui estamos expondo trabalhos de 200 pessoas, já que envolve o artesanato de todo o Estado”, disse.
Lucimar afirmou que, assim que tomou posse, idealizou o projeto como uma forma de desocupar quatro salas da faculdade cheias de sucata tecnológica. A artesã Marli Damascena, do grupo de bordadeiras Marias Maré, do Complexo da Maré, conheceu Cocco Barçante no Fashion Rio em 2005 e foi convidada para contribuir com seus bordados no acabamento das peças do artista. Para a costureira, é emocionante ver seu trabalho se transformando em obra de arte. “Agregamos o nosso trabalho de bordado nos painéis que ele confecciona. E é muito gratificante para a gente. Estamos vendo uma exposição maravilhosa, e nosso nome está ali”, disse.
A exposição “Sentimentos do Rio – Um Rio de Transformações, Metarreciclagem” fica aberta até 30 de outubro, das 10h às 17h. Aos sábados e domingos, o horário é das 12h às 17h.

Um comentário:

  1. Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj

    ALERJ INAUGURA MOSTRA DE RECICLAGEM COM PEÇAS DE COMPUTADORES ANTIGOS

    ResponderExcluir

Pages