quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj " Matéria da Alerj "

BARRAGEM NO RIO GUAPIAÇU PODE MELHORAR ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO RIO .

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj " Matéria da Alerj "

O coordenador do Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Canedo de Magalhães, defendeu a construção de uma barragem no Rio Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, Região Metropolitana do Rio, como forma de melhorar o abastecimento de água nos municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Tanguá e Niterói. Ele apresentou um estudo sobre o assunto durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga a crise hídrica no Estado e a transposição do Rio Paraíba do Sul, nesta quinta-feira (03/09). Segundo Canedo, a obra permitirá estabilizar a vazão da água em 6 metros cúbicos por segundo, o que, com uma barragem de 17 metros de altura, proporcionará o armazenamento de 90 milhões de litros de água.
“Atualmente, a demanda reprimida é de 2 metros cúbicos por segundo. Com a construção da barragem, teríamos ainda uma margem de 4 metros cúbicos por segundo excedentes”, explicou o coordenador. Para ele, apesar dos impactos negativos que a construção pode trazer para a população local, esse aumento da disponibilidade hídrica da região precisa ser imediatamente alcançado. “Se o projeto atual mostra uma série de consequências não desejadas, devemos entregar aos engenheiros e aos outros técnicos da área para que eles procurem alternativas que minimizem efeitos ruins. Para isso, o projeto tem que ser desenvolvido junto à população que será impactada. Ressalto, porém, que a Região Leste precisa aumentar sua disponibilidade hídrica, pois não há água suficiente para o seu desenvolvimento econômico e social”, disse.
Presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB) defende que o projeto da construção da barragem seja melhor debatido e aprofundado. “Os impactos sociais dessa obra precisam ser calculados”, afirmou o parlamentar. Ele disse ainda que a apresentação feita pelo professor Paulo Canedo foi muito importante para o trabalho da comissão. “A CPI está com uma riqueza de dados a respeito de toda a Região Metropolitana”, informou. Os deputados Paulo Ramos (PSol), Luiz Martins (PDT), Flavio Serafini (PSol) e Dr. Julianelli (PSol) também participaram da reunião.




Um comentário:

Pages