quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Matéria Alerj. " Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter@rubenndeanpaulalw... facebook. eddie rubenn dean murphy . email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "

JORNALISTA/REPÓRTER. RUBENN DEAN. RJ

SUBDIRETORIA DE INFORMÁTICA CAPACITARÁ CÂMARAS PARA USO DE SOFTWARES.

A Subdiretoria-Geral de Informática da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai capacitar as 92 câmaras municipais fluminenses para que elas possam instalar em seus computadores softwares livres e gratuitos desenvolvidos pelo programa Interlegis, do Senado Federal. O anúncio foi feito em um evento sobre modernização dos legislativos locais, que aconteceu nesta quinta-feira (17/09), no plenário do Palácio Tiradentes, sede da Alerj. A Escola do Legislativo (Elerj) será responsável pelos cursos de capacitação para que os funcionários saibam lidar com as novas ferramentas. De acordo com o subdiretor de Informática da Casa, Adolpho Konder, o objetivo principal é acelerar os procedimentos legislativos.

Piraí na frente

“A utilização dos sistemas de informática criados pelo Senado irá colocar as câmaras no mundo moderno da tecnologia. Os parlamentares passarão a ter uma relação mais próxima com os cidadãos”, declarou Konder. O Interlegis, que surgiu em 1999, é um pacote de softwares gratuitos, sistemas de administração parlamentar e portais de internet oferecidos pelo Senado Federal a todas as casas de leis brasileiras. Os principais programas desenvolvidos são o Portal Modelo, que permite a criação de sites personalizados para cada instituição legislativa, e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo das assembleias estaduais e câmaras municipais e organiza a base de leis e consultas jurídicas.
O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Interlegis, João Henrique Gouveia, falou para os participantes do evento. Ele informou que 1.200 casas legislativas utilizam o Portal Modelo e mais de 600 usam o SAPL. Gouveia acredita que a integração entre as esferas federal, estaduais e municipais é o grande benefício proporcionado pelos programas. “Criamos o domínio '.leg', que identifica o Poder Legislativo na web. Com a padronização dos sites e sistemas das casas, conseguimos melhorar o serviço para os parlamentares e para a população em geral. Outra vantagem é que nossos serviços são totalmente gratuitos”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro 18 representantes de câmaras municipais fluminenses. O Legislativo de Piraí é um exemplo por já utilizar o programa Interlegis – a cidade irá sediar os primeiros cursos de capacitação entre os dias 21 e 25 de setembro. A diretora de Tecnologia da Câmara Municipal de Piraí, Adriana Chaves, informou que a comunicação dos vereadores com a população foi facilitada pelos sistemas desenvolvidos pela Interlegis: “Seria interessante todas as câmaras do Rio adotarem essas novas tecnologias. Não tenho dúvidas que o cidadão de Piraí conseguiu ter acesso muito mais rápido às informações do município quando adotamos esses programas”.

A Elerj também vai oferecer cursos na capital do Estado. Serão duas turmas: a primeira entre os dias 9 e 11 de novembro e a outra entre 16 e 18 do mesmo mês. O coordenador da Elerj, deputado André Ceciliano (PT), ressaltou o papel de mediador da escola: “A Elerj é uma ferramenta que vai mediar o diálogo entre o Senado, a Alerj e as câmaras municipais. A ideia é melhorar a qualidade do trabalho, ter mais transparência e conseguir maior participação popular”. A Subdiretoria de Informática da Casa já usa os softwares da Interlegis e, com eles, está desenvolvendo novos portais que irão integrar as câmaras e a Alerj.

As novas plataformas serão o site inter-câmaras, com notícias e informações sobre as câmaras municipais, e uma ferramenta de busca legislativa, que concentrará a íntegra das leis municipais e estaduais. Também estiveram no evento os deputados Paulo Ramos (PSol), Martha Rocha (PSD) e Waldeck Carneiro e Dr. Sadinoel, ambos do PT.


" Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter@rubenndeanpaulalw... facebook. eddie rubenn dean murphy . email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "





Um comentário:

  1. Matéria da Alerj. " Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
    www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter@rubenndeanpaulalw... facebook. eddie rubenn dean murphy . email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "

    ResponderExcluir

Pages