Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
Matéria da Alerj
PRESIDENTE DA ALERJ RECEBE REPRESENTANTES DA CÂMARA TEXANA DE COMÉRCIO .
Representantes da Câmara Texana de Comércio no Brasil foram recebidos, nesta segunda-feira (28/09), pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB). O encontro aconteceu a convite do presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado Dr. Sadinoel (PT), e contou também com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que estava na Casa para um evento sobre TVs legislativas. A delegação da Câmara Texana, junto a uma comitiva da Prefeitura de Dallas, terceira maior cidade do Texas, apresentou trabalhos para o fomento das relações Brasil-Estados Unidos.
Para Sadinoel, o diálogo entre os países abre alternativas para o setor petrolífero fluminense buscar soluções para a crise no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “Precisamos reaproximar o Estado do Rio com o Texas, especialmente com a Prefeitura de Dallas. O Texas recebe 25% de tudo que o Brasil exporta para os EUA. Com a expertise que o estado americano tem na área, vamos tentar trazer incentivos para cá, já que faltam US$ 2,3 bilhões para a conclusão da refinaria do Comperj”, disse o parlamentar.
Investimentos bilaterais e termos de cooperação técnica entre o Estado do Rio e o Texas estiveram entre os temas debatidos no encontro. O presidente da Câmara do Texas, Max Paul, também expôs novos projetos de cooperação entre a associação e outras cidades americanas. Os representantes internacionais informaram que fizeram um convite formal ao Governo Federal para que uma comitiva de deputados brasileiros possa visitar Dallas para ampliar as discussões entre os dois países. "Viemos aqui estender esse convite aos deputados estaduais do Rio de Janeiro", comentou Paul.
O Texas é o estado americano com a maior produção de petróleo, gás natural e derivados, possuindo as principais reservas naturais no país e contabilizando, em 2010, US$ 1.208 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB).
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI DISCUTIR SITUAÇÃO DO COLÉGIO DA PM
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai discutir nesta quarta-feira (30/09) a situação do Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Cpmerj), que fica em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A reunião será às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes.
“A audiência tem o propósito de acompanhar o desenvolvimento do Colégio da Polícia Militar. Essa é a segunda reunião da Comissão de Educação que convida a direção da Escola e o Comando da PM para debater os atuais desafios da unidade,” explicou o presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS).
CPI DOS LIXÕES DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DE EX-CATADORES DE ITAOCA
A situação dos ex-catadores do antigo lixão de Itaoca, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, será tema da reunião nesta quarta-feira (30/09), às 10h, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que apura a permanência dos lixões no Estado. A reunião será realizada na sala 311 do Palácio Tiradentes.
Foram convidados o prefeito do município, Neilton Mulim, o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco José Rangel de Moraes e um representante da empresa Foxx Haztec, que gerencia a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de São Gonçalo.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Dr. Sadinoel (PT), após o encerramento do lixão, em 2012, duas mil casas do programa Minha Casa Minha Vida foram prometidas aos ex-catadores como passivo trabalhista, mas até hoje, só há a terraplanagem do terreno. “A responsabilidade dessa obra já mudou várias vezes para diferentes órgãos, mas até agora nada saiu do papel." Outra reivindicação dos catadores, segundo ele, é a construção da usina de reciclagem de óleo.
Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
ResponderExcluirMatéria da Alerj
PRESIDENTE DA ALERJ RECEBE REPRESENTANTES DA CÂMARA TEXANA DE COMÉRCIO .