Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
Matéria da Alerj.
Muitos municípios fluminenses já sabem quem serão os seus representantes na 9ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), projeto da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em parceria com o Governo do Estado, que visa a aproximar o jovem da política. A corrida eleitoral movimentou 231 unidades de ensino da rede pública na última quinta-feira (03/09), e a largada para o primeiro turno contou com o desempenho dos 515 inscritos em todo o Estado. O resultado oficial só será conhecido na próxima terça-feira (08/09), mas 18 cidades já têm seus parlamentares juvenis por eles terem sido os únicos inscritos de uma única escola participante. “O que se pretende com o PJ é aprimorar o processo democrático para a evolução de todos”, disse o coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSB).
Lara Carvalho, de Duas Barras, foi a única inscrita no município que conta com três escolas estaduais. “Como já tinha sido eleita para representar Duas Barras na edição passada e gostaram do meu projeto de inserir matérias como Constituição, leis e direitos na grade escolar, acabei sendo escolhida novamente”, declarou. Ao todo, são três candidatas reeleitas já garantidas nessa edição. Luiza Barros do Nascimento, de Iguaba Grande, também é uma delas. No ano passado, foi dela o quarto projeto mais votado da 8ª edição, perdendo a terceira colocação por apenas dois votos. “Meu projeto quase passou na comissão e, por isso, me mandaram de novo. Querem que Iguaba ganhe destaque”, contou.
Representante de Cordeiro na 9ª edição, Fabrício Bahia Correia confessou ter uma qualidade a mais que os colegas: gostar de falar em público. “Até houve mais interessados na minha escola, mas eles não gostam de falar em público, algo que sempre tive facilidade. Aí, acabaram deixando a vaga para mim. Espero poder representar Cordeiro como a cidade merece”, comentou. Em Carapebus, o representante será Matheus de Matos Borba, estudante do 2º ano do ensino médio: “Fui escolhido por ser um aluno modelo, além de amigo dos últimos eleitos da cidade. Por sermos a única escola estadual do município, nossos laços ficaram mais estreitos”.
Os Representantes
- Carapebus: Matheus de Matos Borba
- Cardoso Moreira: Maycon Albuquerque da Silva
- Conceição de Macabu: Rodrigo Pessanha Amaral Pinto
- Cordeiro: Fabrício Bahia Correia
- Duas Barras: Lara Carvalho (reeleita)
- Iguaba Grande: Luiza Barros do Nascimento (reeleita)
- Laje do Muriaé: Kássia Aparecida Alberoni Buteres
- Paraíba do Sul: Rúbia Felicio de Carvalho
- Queimados: Douglas Tenório da Silva
- Quissamã: Sárya Luiza Cruz Martins
- São Fidélis: Victória Araújo de Castro
- São Francisco de Itabapoana: Judson da Silva Cindra
- São João da Barra: Kainã Rangel Mandu Alves Novas
- Silva Jardim: Letícia Guimarães Moreira
- Trajano de Moraes: Darllan Folly Chauça
- Três Rios: Yasmin Luizo de Sousa (reeleita)
- Varre-Sai: Luândria de Sousa Janotti
- Vassouras: Francis Gomes de Paiva Filho
O projeto
O Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj que envolve as escolas estaduais dos 92 municípios fluminenses. O objetivo é aproximar o jovem da política, com intenção apartidária e totalmente autônoma. O projeto segue os mesmos moldes de um parlamento convencional, com direito à escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana (de novembro), os estudantes passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria.
A capacitação dos eleitos acontece entre os meses de setembro e outubro, sob a orientação de uma coordenação-geral da Alerj. O projeto, de autoria do presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), foi idealizado em 1998 e teve a primeira edição em 2003. Em 2015, as inscrições foram feitas apenas pela internet. Para mais informações da 9ª Edição do Parlamento Juvenil, acesse www.parlamento-juvenil.rj.gov.br.
Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
ResponderExcluirMatéria da Alerj.