sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj. Este ano, o PJ registrou número recorde de estudantes inscritos: 515 ao todo. Pela primeira vez, todos os 92 municípios tiveram alunos participantes.

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj



PARLAMENTO JUVENIL: CANDIDATOS FAZEM DEBATE EM NITERÓI 

Os estudantes eleitos no primeiro turno do Parlamento Juvenil 2015  - projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) - por Niterói, na Região Metropolitana, e vão disputar a vaga de representante da cidade, no segundo turno, dia 15, fizeram um debate no Colégio Estadual Raul Vidal, nesta quinta-feira (10/09).
 
Ao todo, sete dos dez estudantes eleitos na primeira etapa do PJ estiveram presentes e detalharam suas propostas. Cada município elege um aluno - com exceção da capital, onde são três. 
 
"Considero este projeto a grande oportunidade para que seus participantes cresçam emocionalmente. O interesse pelas ações em prol do bem comum é o ponto de partida. Presenciei um debate empolgante e com senso de respeito, em que os problemas do dia a dia vieram à tona", disse a diretora da escola, Sandra Campos.
 
"A disputa está difícil, mas não posso desanimar, devo corresponder às expectativas dos colegas que  confiam em mim", afirmou a candidata do Colégio Raul Vidal, Ana Clara Macieira, de 16 anos. Segundo ela, os candidatos têm  propostas fortes, ligadas sobretudo às áreas de segurança e educação. "Será difícil, mas não impossível", ressaltou Ana Clara que passou o dia em campanha nas demais escolas da região.
 
Ex-parlamentar juvenil e aluno, Jorge Luiz Silva, também de 16 anos, foi um dos idealizadores do debate. "Esse encontro é muito importante para que possamos conhecer as propostas mais interessantes para a nossa cidade."
 
O projeto
O Parlamento Juvenil, que está na nona edição, tem o objetivo de aproximar o jovem da política. O projeto leva alunos da rede pública estadual de ensino, eleitos por seus próprios colegas, a mergulhar na rotina de um deputado estadual, em novembro.
 
Durante uma semana, eles participaram de atividades no Palácio Tiradentes, sede da Alerj. Apresentam, discutem e aprimoram projetos que podem virar leis. Os eleitos também vão visitar o governador Luiz Fernando Pezão e participar de cursos de capacitação.
 
Este ano, o PJ registrou número recorde de estudantes inscritos: 515 ao todo. Pela primeira vez, todos os 92 municípios tiveram alunos participantes.

ESTADO TERÁ PROGRAMA DE INCENTIVO À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS POR IDOSOS.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (10/09), em segunda discussão, o projeto de lei 2.892/14, de autoria do deputado Pedro Augusto (PMDB), que cria o programa de incentivo à prática de exercícios físicos para idosos. O texto autoriza o Governo do Estado a firmar parcerias com organizações sem fins lucrativos que atendam à população maior de 60 anos, inclusive com a transferência de recursos. 
 
“Com o envelhecimento da população, torna-se necessário estruturar a rede de atenção à saúde da pessoa idosa para atender tanto às novas demandas, quanto às modificações do acesso desta população aos serviços voltados para os idosos do nosso estado”, explicou Pedro Augusto. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, 14,8% dos moradores da cidade do Rio de Janeiro são idosos, o que faz do município a segunda capital com mais idosos do País.
 
O projeto será enviado agora ao governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto. 

Um comentário:

  1. Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj. Este ano, o PJ registrou número recorde de estudantes inscritos: 515 ao todo. Pela primeira vez, todos os 92 municípios tiveram alunos participantes.

    ResponderExcluir

Pages