segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj Matéria da Alerj.

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj

Matéria da Alerj.

COMISSÃO DE TRABALHO DISCUTE SITUAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS DOMICILIARES

A Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai discutir, nesta terça-feira (22/09), às 9h, em audiência pública, a situação dos fisioterapeutas domiciliares. De acordo com o presidente do grupo, deputado Paulo Ramos (PSol), a categoria alega que os médicos recebem dos planos de saúde o valor do atendimento ao paciente, que inclui a cota do fisioterapeuta domiciliar, mas há denúncias que o repasse aos profissionais não está obedecendo o valor mínimo estabelecido pelo piso regional dos fisioterapeutas. “Temos que verificar o motivo de o piso não estar sendo cumprido e, se preciso for, verificar que providências podem ser tomadas”, disse. A reunião será realizada na sala 311 do Palácio Tiradentes. 

FRENTE DA ADOÇÃO DEBATE MELHORIAS NAS VARAS DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.

Melhorias nas varas de Infância e Juventude para acelerar o processo de adoção serão tema de audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A reunião acontecerá nesta segunda-feira (21/09), às 14h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. A frente discutirá a implantação do Provimento 36/2014, expedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida prevê que as corregedorias locais fiscalizem com mais rigor a tramitação dos processos de adoção e destituição do poder familiar.
“Vamos receber a desembargadora Ana Maria Pereira, do Tribunal de Justiça, para um debate entre os poderes Legislativo e Judiciário, já que se trata de um tema que envolve as duas esferas. Ter uma articulação permanente da nossa frente com o TJ é um esforço importante para o êxito de qualquer política na área de adoção”, afirmou o presidente da frente, deputado Comte Bittencourt (PPS).

PRESIDENTE DA AGENERSA SERÁ OUVIDO POR COMISSÃO DE SANEAMENTO.

O presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio (Agenersa), José Bismarck, vai ser ouvido pela Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Desde agosto, a Agenersa é responsável pela regulação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Bismarck vai falar sobre os planos municipais de saneamento, a crise hídrica e as estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A audiência acontecerá  nesta segunda-feira (21/09), às 11h, na sala 316 do Palácio Tiradentes.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Nivaldo Mulim (PR), acompanhar os serviços da Agenersa é essencial, pois a agência regula, além da Cedae, outras importantes operadoras de saneamento do Estado, como a Águas de Niterói e a Prolagos. 

DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: EXPOSIÇÃO NA ALERJ E EVENTO NA PRAÇA XV 

PARA SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO

Plataforma de obstáculos na Praça XV vai convidar a população a experimentar um pouco do que vive a pessoa com deficiência

A partir desta segunda-feira, dia 21, quando é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, até o dia 24, quinta-feira, estará montada na Praça XV, em frente à Estação da Barcas, no Centro do Rio, um circuito de obstáculos reproduzindo situações vividas no dia a dia por cadeirantes, cegos e surdos. A ação, batizada de Rio Consciente, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em conjunto com o Governo do Estado e a ONG Rio Solidário.

Os pedestres serão convidados a vivenciar experiências como andar em cadeira de rodas com pedras portuguesas, subir em calçadas sem rampas e entrar em táxis não adaptados. O hotsite www.rioconsciente.com.br será criado e a hashtag #rioconsciente será compartilhada nas redes sociais.

O governador Luiz Fernando Pezão; o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB); a primeira-dama do estado e presidente do RioSolidario, Maria Lúcia Horta; deputados estaduais, atletas paralímpicos e o secretário Municipal de Coordenação de Governo do Rio, Pedro Paulo, participarão da ação, às 10h.

Em seguida, às 11h, as autoridades inauguram, no salão nobre da Alerj, a exposição Inclusão pela Arte, que reúne obras de 18 artistas que pintam com a boca e os pés. A exposição fica na Alerj de 21 a 28 de setembro e é uma iniciativa da Subdiretoria de Cultura da Casa.

No dia 24, quinta-feira, último dia da ação de rua na Praça XV, o RioSolidario promove o II Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência, que reunirá, na Firjan, governo federal, secretários estaduais e municipais e representantes de empresas e instituições. Em pauta, a Lei Brasileira de Inclusão – Conquistas e Desafios; e Desafios da Reabilitação.



SERVIÇO:

QUANDO: dia 21 de setembro, segunda-feira, 10h
ONDE: Salão Nobre do Palácio Tiradentes 
O QUÊ: Abertura da exposição Inclusão pela Arte. De lá, as autoridades seguem para a Praça XV para a ação Rio Consciente, onde farão experimentação no circuito montado em frente às Barcas
QUEM: A primeira dama Maria Lúcia Horta, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, deputados, atletas paralímpicos, funcionários da Alerj com deficiência e, possivelmente, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes (a confirmar).
POR QUE: As ações fazem parte do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na segunda-feira, dia 21 de setembro.



Um comentário:

Pages