quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj Grande oportunidade, legal!!!! Vamos lá! Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa!

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
Grande oportunidade
legal!!!!
Vamos lá!
Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa!
Consulado da Holanda promove torneio de Slow Biking durante a 5ª edição do biciRio

Será a primeira vez que a competição é promovida no Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta, que acontece no Rio entre os dias 20 e 22 de setembro

O Consulado da Holanda vai promover no primeiro dia (20/09) do 5º biciRio – Forúm Internacional de Mobilidade por Bicicleta, que acontece no Rio de Janeiro de 20 a 22 de Setembro – um torneio inédito de Slow Biking. O jogo lúdico é tradicional na Holanda e consiste em ir de um ponto ao outro de bicicleta o mais devagar possível, sem colocar os pés no chão, com os competidores sendo avaliados por um juiz. 

A Holanda, conhecida mundialmente como número um no uso de bicicleta como meio de transporte sustentável, é patrocinadora do biciRio, que tem como o objetivo de promover a integração da bicicleta aos modais de transporte urbano da cidade (metrô, trens e ônibus). O evento, promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, vai realizar uma série de debates, palestras e apresentação de cases com convidados nacionais e estrangeiros, além de diversas atividades paralelas que vão movimentar diferentes pontos da Zona Sul do Rio na Semana Nacional do Trânsito.

Na Holanda a bicicleta é mais do que um meio de transporte, é um estilo de vida. Para 36% da população, a bicicleta é o meio de transporte favorito, especialmente em distancias curtas (até 7,5km). Atualmente, existem mais bicicletas do que habitantes, 19 milhões de bikes para 17 milhões de pessoas. Menos que 10% dos holandeses fazem uso de bicicleta de maneira recreativa e esportiva. A bike é usada por 90% da população como meio de transporte, seja para ir ao trabalho, escola, universidade, supermercado ou compras.

Para trocar ideias sobre as experiências na política e planejamento urbano envolvendo a bicicleta, dois palestrantes holandeses participarão do fórum, que acontece no Hotel JW Marriott, na orla de Copacabana, no dia 21 de setembro, das 9h às 17h. O fórum vai reunir diversas personalidades do Brasil e do exterior, entre prefeitos, secretários, pesquisadores, ativistas, ciclistas, gestores públicos de órgãos de trânsito e de meio ambiente, estudantes, empresários e representantes de concessionárias de transporte público.

O primeiro palestrante é Hans Nijland, especialista em políticas de transporte sustentável e mobilidade urbana do Netherlands Environmental Assessment Agency – PBL, instituto de pesquisa do governo da Holanda que trabalha de maneira independente nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano. O outro representante da Holanda no evento é Hillie Talens, especialista em implementação de políticas de infraestrutura de bicicleta, especialmente no contexto da habitabilidade de cidades, do Instituto CROW de pesquisa independente, que trabalha com políticas e práticas nas áreas de infraestrutura, espaços públicos, trânsito e transporte.

Os palestrantes holandeses vão explicar como o país europeu fez a mudança cultural que possibilitou que o país fizesse da bicicleta um importante modal de transporte e no planejamento da mobilidade urbana das cidades holandesas. Além disso, irão traçar um paralelo com os avanços atuais nessa área no Rio de Janeiro.

A grande participação da Holanda no biciRio vai reforçar a imagem do país como nação moderna e criativa que valoriza a bicicleta como meio de transporte sustentável, saudável e rápido na mobilidade urbana de dia-dia. O país europeu pretende ainda promover, durante o evento, parcerias para cooperação com o Brasil no setor de mobilidade urbana, indo além dos investimentos e negócios em áreas mais tradicionais que já mantém no país com empresas como a Unilever, Philips, Heineken, Shell, C&A, Makro, Akzo Nobel, entre outras.

O torneio de Slow Biking começa às 11h30, no Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo. As inscrições para a competição são gratuitas e podem ser feitas no local antes do início da competição. Haverá distribuição de prêmios aos vencedores. Mais informações sobre o biciRio no site http://www.bicirio.com.br/
Os patrocinadores da 5ª edição do biciRio são: Itaú, Consulado da Holanda, Fetranspor, Supermercados Zona Sul, Consórcio Linha 4 Sul, Sierra Construções, Sinape e BAU Construções. O evento conta com o apoio de mídia do Portal Mobilize e Institucional da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e ONG Transporte Ativo. O projeto é realizado pela Planeja e Informa Comunicação e Marketing e Casa Viva Eventos.




Um comentário:

  1. Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj

    Grande oportunidade

    legal!!!!

    Vamos lá!

    Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa!

    ResponderExcluir

Pages