quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Matéria da Alerj. Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj PARCERIA DO TCE-RJ COM A CEDAE É DESTAQUE NA TV ALERJ .

Matéria da Alerj.

Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj

PARCERIA DO TCE-RJ COM A CEDAE É DESTAQUE NA TV ALERJ .

A campanha 'Uma muda muda o mundo' é o tema do programa TCE-RJ Notícia que vai ao ar nesta sexta-feira (18/9), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). Resultado de parceria entre o Comitê de Gestão Socioambiental do Tribunal de Contas do Estado e a Nova Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), a campanha será lançada na sede do TCE na próxima terça-feira (22/9), em comemoração ao Dia da Árvore. Serão distribuídas 300 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas num dos viveiros do Projeto 'Replantando Vidas', desenvolvido há sete anos pela Cedae.
Para falar da importância da parceria, foram convidados dois especialistas na área ambiental, o servidor do TCE, Cristiano Camacho, mestre em geologia de engenharia e meio ambiente, e colaborador nos programas do comitê de Gestão Socioambiental do Tribunal, e o coordenador dos programas de ressocialização e reflorestamento da Nova Cedae, Alcione Duarte Ferreira. Ao longo do programa, que será reprisado no sábado (19/9), às 12h, e domingo (20/9), às 21h, os entrevistados falam das atividades desenvolvidas pelos dois órgãos, voltadas à conscientização da preservação ambiental.
Cristiano Camacho, do TCE, fala sobre a importância da renovação da parceria firmada com a Cedae que já garantiu a distribuição de 650 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. "A distribuição das mudas aos servidores e funcionários da conservação do Tribunal proporciona reflexões em torno do plantio de árvores e do uso racional dos recursos naturais", enfatiza Cristiano, que destaca na entrevista as principais iniciativas do Comitê de Gestão Socioambiental e que resultam nos dias de hoje em significativa economia para os cofres do Tribunal de Contas, como ações para economia de energia elétrica, de água e de papel, coleta seletiva entre outras ações já disseminadas e continuamente trabalhadas entre os funcionários da instituição.
Já Alcione Duarte Ferreira relata o início do projeto 'Replantando Vidas' na Nova Cedae. Por necessidade de mão de obra para enfrentar os problemas hidráulicos da Companhia, no dia a dia, surgiu a alternativa da utilização de mão de obra prisional. "O tempo foi passando e começamos a viver o problema de uma forma mais intensa que era justamente a qualidade da água bruta, a água que nós utilizamos para poder transformar em água potável, e a alternativa era atuar também no reflorestamento das matas ciliares, principalmente da bacia do Rio Guandu e contamos com o trabalho dos presos na produção de mudas", explica Camacho. Já passaram pelos programas cerca de 2500 homens e mulheres em regime semiaberto do sistema prisional. "Quando ganham a liberdade condicional são desligados dos projetos", conclui o técnico da Cedae, que detalha todos os programas ambientais da companhia ao longo da entrevista.

SERVIÇO

Programa TCE-RJ Notícia
TV Alerj : canal 12 da NET
Entrevistados: Cristiano Camacho, colaborador do Comitê de Gestão socioambiental do TCE-RJ, e Alcione Duarte Ferreira, assessor da presidência da Nova Cedae
Data: sexta-feira (18/9)
Horário: 22h
Reprises: sábado (19/9), às 12h, e domingo (20/9), às 21h





Um comentário:

  1. Matéria da Alerj.

    Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj

    PARCERIA DO TCE-RJ COM A CEDAE É DESTAQUE NA TV ALERJ .

    ResponderExcluir

Pages