segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Matéria da Alerj. Jornalista/Repórter. Rubenn Dean rj.

Matéria da Alerj.
Jornalista/Repórter. Rubenn Dean rj.

PROGRAMA PERFIL DA TV ALERJ ESTREIA RECEBENDO O MÚSICO ALCEU VALENÇA.

O músico pernambucano Alceu Valença é o convidado de estreia do programa Perfil da TV Alerj (Canal 12 da NET). Ícone da música popular brasileira e uma referência regional, ele acredita que nem tudo que é feito no país é música nacional. “Por exemplo, eu faço blues, que é muito bonito e vem do meu coração. Mas, o blues é de New Orleans”, diz. Para Alceu, deveria haver um incentivo maior de conexão com as matrizes multiculturais do Brasil. “Se a juventude só ouve uma coisa, ela só poderá se exprimir com aquilo que ela ouviu”, afirma, na entrevista, que vai ao ar nesta segunda-feira (10/08), às 23h, com reprises sábado, às 11h e domingo, às 19h.
Alceu conta também a real história por trás da origem da canção La Belle de Jour, um dos maiores sucessos de sua carreira. Apesar de, na época, ter dito várias vezes na TV que se tratava de uma homenagem à atriz francesa Catherine Deneuve, tudo não passou de uma confusão. Ele se referia a uma mulher que conheceu em um bar em Paris, após um show, quando participou de um festival com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Luiz Gonzaga: “Era [a atriz britânica] Jacqueline Bisset, mas eu não reconheci”.
O início do envolvimento com a música foi aos poucos, em São Bento do Una, cidade onde nasceu, e Recife, onde cresceu. “Não tinha a menor vontade de ser artista. Papai queria que eu fosse advogado”, revela. Com o violão que ganhou da mãe, foi aprendendo sozinho. Ouvia muita rádio e absorvia influências mistas. Alceu largou o Direito e o Jornalismo para se dedicar à música. No novo programa da TV Alerj, sempre entusiasmado, o cantor e compositor fala também da família, das parcerias na carreira, da relação com a fama e o público e do filme que dirigiu, A Luneta do Tempo.

SECRETÁRIOS FALAM DO SISTEMA DE TRATAMENTO AOS DEPENDENTES QUÍMICOS .

A Comissão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, presidida pelo deputado Dr. Deodalto (PTN), realizará uma audiência pública para discutir o sistema de tratamento aos dependentes químicos do Estado. O encontro acontecerá nesta terça-feira (11/08), às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo ao Palácio Tiradentes.  Os secretários de Estado de Prevenção à Dependência Química, Filipe Ferreira, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Coutinho, e o delegado titular da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), Antenor Lopes Martins Junior, confirmaram presença na reunião.  

AÇÕES DE VALORIZAÇÃO DO IDOSO SERÃO TEMA DE AUDIÊNCIA NA ALERJ .

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizará uma audiência pública para debater a valorização da pessoa idosa e o cumprimento do Estatuto do Idoso. O encontro acontecerá nesta terça-feira (11/08), às 13h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Na audiência, serão debatidas as ações dos deputados para efetivação de políticas públicas voltadas para essa população, além de uma apresentação de tai chi chuan do grupo da terceira idade do município de Queimados.
“Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto dos casos e no cumprimento da lei”, disse a presidente da comissão, deputada Tia Ju (PRB).


ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ATENDERÁ NA TAQUARA E EM NOVA IGUAÇU .

O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) estará na Taquara, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, e em Nova Iguaçu na próxima semana. Na segunda (10/08), o ônibus ficará na Ladeira de Santa Maria, em frente à quadra de esporte, e, na terça (11/08), na Estrada dos Teixeiras, 405, na Comunidade Darci Vargas, ambos na Taquara. Em seguida, o destino do veículo é a cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na quarta (12/08), o ônibus estará na Estrada Doutor Mario Pinott, próximo ao número 1.566; na quinta (13/08), na Rua Taquari, próximo ao número 137; e, na sexta (14/08), na Rua Abílio Augusto Távora, no Centro Jardim Alvorada.
Os consumidores terão seus casos analisados no local, das 8h às 16h. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital. Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h.
Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

PRIMEIRA DAMA DO ESTADO PARTICIPA DE PROGRAMA NA TV ALERJ 

Como ensinar as crianças a andar na rua e evitar desaparecimentos? Para discutir essa questão, o programa EducAção, da TV Alerj (Canal 12 da NET), recebe a primeira dama do Estado e presidente da ONG Rio Solidário, Maria Lúcia Horta Jardim, o gerente do programa SOS Crianças Desaparecidas, Luis Henrique Silva, e a deputada Martha Rocha (PSD). No encontro, que vai ao ar nesta segunda-feira (10/08), às 21h, os participantes discutem estratégias e cuidados para reduzir a média de 70 crianças que desaparecem por ano no Rio.
Para testar a facilidade com que pessoas conseguem raptar crianças, o programa foi a parques na cidade para reproduzir um teste mostrado em um vídeo que fez sucesso nas redes sociais. Enquanto a repórter conversa com os pais sobre como eles orientam o filho em situações como essa, uma produtora aborda os filhos com um cachorro, chamando para conhecer seus filhotes. O resultado é surpreendente.
Para a deputada Martha Rocha, a situação serve para alertar os pais sobre a orientação que passam a seus filhos. “Muitas vezes as pessoas imaginam uma abordagem agressiva, que não é o que acontece. Essas pessoas seduzem a criança, e têm perfis variados”, explica a delegada. Para Luis Henrique, que trabalha com crianças desaparecidas, o teste mostra que muitos pais precisam rever seus conceitos. “A abordagem é totalmente diferente do que os pais imaginam”, explica.
Novo Cidadão
No programa, Maria Lúcia conta como foi criado o programa Novo Cidadão, em que bebês nascidos em maternidades públicas estaduais já deixam o hospital com carteira de identidade, identificados por foto e digital. “Fiquei assustada ao saber que 40 mil crianças somem por ano no Brasil. Por isso, ajudei a coordenar a ação de diferentes órgãos para colocar o programa em prática ainda em 2014”, explica. “Esse é um projeto importante, porque a digital é fundamental para ajudar a identificar e encontrar crianças desaparecidas”, completa.

"   Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter@rubenndeanpaulalw... facebook. eddie rubenn dean murphy . email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "


O programa EducAção será reapresentado no sábado (15/08), às 10h, e no domingo (16/08), ao meio-dia, e fica disponível no site www.tvalerj.tv.


0 comentários:

Postar um comentário

Pages