Minha Opinião:
Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj
Obs:
Sou contra totalmente essa atitude do Prefeito, já estamos vivendo uma situação no país já está super difícil, derrepende o Prefeito Eduardo Pães; Surta dessa forma! " vai com calma...,
Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, celebridade Eduardo Pães, o Sr. deve está muito nervoso, que nem está pensando nas consequências que essas atitudes que vem tomando na emoção, sem pensar, pode lhe causar problemas futuros; Já que pensa em vir como Governador da Cidade do Rio de Janeiro, em 2018 ... pega leve Sr. Prefeito celebridade!
Durante os Jogos, com o pacote olímpico aprovado pela Câmara, Eduardo Paes poderá mudar valor de pedágios e instituir rodízio de carros. A Câmara de Vereadores do Rio aprovou, na noite de ontem, um pacote que dá amplos poderes ao prefeito Eduardo Paes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, de 5 de agosto a 18 de setembro do ano que vem. Por 30 votos a favor, cinco contrários e 11 abstenções, os políticos autorizaram o chefe do Executivo carioca a estabelecer sistema de rodízio de carros e a instituir "tarifas diferenciadas” para vias com cobrança de pedágio. O objetivo, segundo o projeto, é incentivar o uso do transporte público durante o evento. A lei prevê ainda a possibilidade de mudança de horários de funcionamento do comércio e de repartições públicas e veda a propaganda política nos locais oficiais de competição.
FLUIDEZ NO TRÂNSITO
O secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho, que costurou o acordo com os vereadores em maio, ressaltou que a aprovação abre a possibilidade de a prefeitura adotar medidas "ágeis e necessárias”, para garantir a fluidez no trânsito. Ele lembrou que, durante dos Jogos, 15 mil atletas e 206 chefes de Estado circularão pela cidade.
— Do ponto de vista logístico, a realização de uma Olimpíada só perde para uma guerra. É o maior evento do planeta, e a prefeitura precisa de instrumentos ágeis para tomar decisões imediatas. O Comitê Olímpico Internacional ( COI) não veio ao Rio e exigiu que sediássemos os Jogos. Fomos nós que pedimos — disse Pedro Paulo, acrescentando que a ajuda da população é fundamental para garantir o sucesso do evento.
Sobre a necessidade de implantar rodízios de veículos e aumentar os preços de pedágios, o secretário afirmou que as medidas ainda estão em estudo. O texto da lei bateu o martelo sobre o recesso escolar na rede municipal, que será entre os dias 1 º e 28 de agosto. E já está definido que será feriado nos dias 5 e 18 de agosto de 2016.
— Não é um pacote de maldades, mas de ações importantes que podem garantir o sucesso do evento. Fiz mais de 50 reuniões com representantes de empresas e da sociedade civil para discutir essas alterações. O esforço deve ser coletivo — destacou Pedro Paulo.
As críticas mais contundentes contra o projeto partiram de vereadores do PSOL, que vão à Justiça contra a aprovação. Líder do partido na Câmara, Paulo Pinheiro afirmou que a lei é um "perigoso cheque em branco” ao prefeito. Além de Pinheiro, votaram contra o projeto Babá e Renato Cinco ( ambos do PSOL), Brizola Neto ( PDT) e Teresa Bergher ( PSDB).
— A proibição de campanha ( política) em algumas áreas e restrições à circulação das pessoas são medidas absurdas e antidemocráticas. O prefeito quer implantar um estado de sítio no Rio — protestou Renato Cinco.
VEREADORA CRITICA MEDIDA
Teresa Bergher argumentou que o pacote não foi amplamente debatido na Casa e alegou conflito de competência com o Congresso Nacional.
— Estamos entrando numa questão que deve ser aprovada na esfera federal. A proibição de propaganda política é um assunto que diz respeito ao Tribunal Regional Eleitoral — defendeu a vereadora.
O secretário Pedro Paulo rebateu as críticas de que poderia se favorecer da proibição de propaganda eleitoral no entorno dos locais de competição. Ele é pré- candidato à sucessão do governo municipal pelo PMDB.
— Isso não faz o menor sentido. No dia 10 de agosto de 2016, às 17h, teremos 148 mil pessoas entrando no Parque Olímpico (na Barra) e saindo de lá. Como conciliar com os cabos eleitorais, já que a lei não permite cartazes fixos? — disse. — Além disso, esse pacote municipal não está condicionado à aprovação de medidas na esfera federal.
O QUE DIZ A NOVA LEI
PEDÁGIO: O Poder Executivo poderá, com a colaboração da União, do Estado do Rio e demais autoridades competentes, instituir "tarifas diferenciadas" para vias com cobrança de pedágio, visando a desestimular o seu uso.
RODÍZIO: O projeto, que deverá ser sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, também abre a possibilidade de o governo municipal adotar sistema de rodízio de veículos com base nas respectivas placas.
EXCLUSIVIDADE DE MARCAS: O Poder Executivo poderá adotar medidas restritivas para assegurar ao COI, ao Rio 2016 e às pessoas por eles indicadas autorização para, com exclusividade, divulgar suas marcas, distribuir, vender, dar publicidade ou realizar propaganda de produtos e serviços, bem como outras atividades promocionais ou de comércio de rua nos locais oficiais de competição, nas suas imediações e nas principais vias de acesso.
COMÉRCIO: O funcionamento do comércio de rua nos locais de competição também pode ser restringido pela prefeitura.
CAMPANHA: A utilização de peças publicitárias ou a veiculação de qualquer espécie de propaganda, inclusive de natureza eleitoral, fica proibida dentro dos locais oficiais de competições, a partir de 5 de agosto de 2016, data da abertura das Olimpíadas.
Minha Opinião: Jornalista/Repórter. Rubenn Dean. rj Obs: Sou contra totalmente essa atitude do Prefeito, já estamos vivendo uma situação no país já está super difícil, derrepende o Prefeito Eduardo Pães; Surta dessa forma! " vai com calma..., Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, celebridade Eduardo Pães, o Sr. deve está muito nervoso, que nem está pensando nas consequências que essas atitudes que vem tomando na emoção, sem pensar, pode lhe causar problemas futuros; Já que pensa em vir como Governador da Cidade do Rio de Janeiro, em 2018 ... pega leve Sr. Prefeito celebridade!
ResponderExcluir